19 de agosto- Dia internacional da fotografia

sexta-feira, 19 de agosto de 2011


Meus amigos apaixonados por fotografia, hoje é o dia dela.

Desde a sua criação, que envolveu grandes nomes como Daguerre, Nièpce e Florence, a fotografia vem aos poucos conquistando seu espaço. No início encontrou resistência até então se consagrar dentre as artes. E aqui entre nós, passar de chapa de cobre ou placa de estanho para arquivos digitais em um clique instantâneo, realmente merece prestígio. Mas foram realizados infinitas experiências, bem ou mal sucedidas, muita pesquisa e 172 anos depois temos acesso a essa arte.

Posso até dizer que dependemos dela, não há casamento, aniversário ou aquela reuniãozinha íntima sem um flash, e dependemos assim porque fotografia trata, registra ou em alguns casos é o próprio sonho. Olhando por outra vertente a fotografia informa, denuncia, comercializa. É arte, é técnica, é criatividade. "É uma fração de segundo que durará para sempre"

Mas ao invés de contar essa longa história, quero mostrar alguns resultados dela. Fotos de marcaram por sua mensagem jornalística, por fazer parte de experiências, pelo apelo sentimental ou por simplesmente ser bela. 


Após de 8 horas Niécpe registra o que é considerada a primeira fotografia do mundo. A vista do quintal de sua casa usando uma câmara escura e uma placa de estanho recoberta de betume da judéia.

Primeira fotografia do mundo
Primeira fotografia do mundo


O sul-africano Kevin Carter registra um pedaçinho da triste realidade da África. Quinze meses depois de ter tirado essa  foto e ele se mata, há rumores que a causa foi o trauma dessa cena extremamente apelativa.

O abutre
O abutre


Se não conhecida por todos, com certeza por quase todos. Beatles, um marco na história da música. E porque não na fotografia?

Abbey road
Abbey road


Menina afegã fotografada aos 12 anos por Steve McCurry em um campo de refugiados. Foi uma das capas mais famosas da National Geographic. Dezessete anos mais tarde é reencontrada pelo fotógrafo, casada e mãe de três filhos.

Menina afegã


Fotografia de Alfred Eisenstaedt que retrata um marinheiro norte-americano beijando uma jovem mulher em um vestido branco no Dia V-J na Times Square em 14 de agosto de 1945.


V-J Day in Time Square
V-J Day in Times Squace

Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre o ateliêfotoarte

Nathália ! ' futura fotógrafa e artista plástica.. aaaaamo artesanato, fotografia, tuudo qe seja arte =)

ateliêfotoarte Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados